Alimentos com ótimos nutrientes que talvez você não sabia

Abrobrinha

Muito versátil e presente em diversos pratos, a abobrinha é rica em nutrientes e com características únicas que a transformam em alimento perfeito para quem deseja emagrecer com saúde.

As substâncias encontradas na abobrinha com maior abundância são as vitaminas do complexo B, como a B1 e a B3. Sozinhas, essas duas substâncias ativam a circulação, ajudam na digestão e diminuem os níveis de colesterol, além de atuarem no sistema nervoso e melhorarem a memória e a concentração.

Para completar essa lista de benefícios, a abobrinha ainda tem potássio, fósforo, cálcio – muito importante para o desenvolvimento das crianças – e ácido fólico, que tem função importante no desenvolvimento de fetos e não pode faltar na alimentação das gestantes.

E se você está se perguntando o que tudo isso tem a ver com emagrecer, como citado no começo do post, nós explicamos: apesar de carregar todos esses nutrientes, a abobrinha contém pouquíssimas calorias e muitas fibras, facilitando o funcionamento do intestino e saciando a fome.

Quem deseja emagrecer com saúde já sabe que precisa dar preferência aos carboidratos saudáveis na hora da refeição. Esses alimentos são ricos em calorias, mas mesmo assim ajudam a emagrecer. Um dos melhores exemplos desse grupo é a batata-doce.

Batata-doce

batata doce faz bem

Apesar de ser doce e calórica, a batata-doce é rica em fibras, proteínas, cálcio e potássio, por isso, estimula o funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade. Além disso, o alimento também ajuda a controlar a diabetes e o colesterol, por incrível que pareça.

O grande segredo dos benefícios da batata-doce está no fato de ela ser digerida lentamente no organismo, permitindo que as suas calorias sejam absorvidas aos poucos. Assim, o açúcar contido na leguminosa não se acumula rapidamente no sangue e o pâncreas – glândula responsável por produzir insulina – não fica sobrecarregado.

Esse equilíbrio entre calorias e poder energético fez da batata-doce um dos alimentos preferidos de atletas, principalmente daqueles que frequentam as academias e precisam de muita energia para praticar seus exercícios.

Para ter indicações de outros alimentos saudáveis para emagrecer com saúde, consulte o nutricionista mais próximo de você através da Rede Credenciada Vale Saúde e garanta uma dieta mais equilibrada.

Cajú

Ao contrário do que se imagina, a polpa amarela ou vermelha do caju não é um fruto, mas um pseudofruto. Na verdade, a castanha do caju que é classificada como fruto, mas isso não diminui o valor nutritivo da sua polpa.

O betacaroteno e o licopeno são encontrados em abundância na polpa do caju e ajudam a reforçar a imunologia. Outra substância muito importante contida nesse pseudofruto é a vitamina C, um antioxidante natural que combate o envelhecimento – somente a acerola e o limão contêm uma concentração maior dessa vitamina.

O cálcio e o ferro também estão presentes na polpa do caju – o primeiro é extremamente importante para o desenvolvimento dos ossos, enquanto o segundo combate a anemia. Essa mistura de nutrientes é muito importante para crianças e gestantes, e deve fazer parte do seu cardápio.

Apesar de o suco ser muito gostoso e popular, consumir a fruta in natura é mais saudável por que ela contém mais nutrientes. Procure incluir o caju na sua dieta e na dos seus filhos.

Isotônicos: bons ou maus?

Após praticar exercícios físicos, é natural sentir sede, afinal, muita água é perdida através da transpiração e precisa ser reposta no organismo para evitar uma desidratação. O que muitas pessoas se perguntam é: as bebidas isotônicas fazem bem ou mal?

Esse tipo de bebida é feito basicamente de água, mas também contém um pouco de carboidratos e minerais – como o sódio e potássio – para ajudar a hidratar o corpo e repor essas substâncias, que são perdidas naturalmente durante as atividades físicas.

isotonicos

Os isotônicos são mais indicados para quem pratica exercícios intensos e por períodos mais longos, acima de 1 hora. Como esse tipo de atividade aumenta a perda de líquidos e nutrientes, o isotônico é recomendado porque proporciona uma reposição mais rápida e eficaz.

Apesar dessas qualidades, é preciso ficar atento antes de tomar isotônicos porque a bebida contém açúcares, para repor as energias e também para adoçar. Por isso, quem está de dieta ou sofre de diabetes precisa conversar com um médico para saber se pode consumir o produto.

Vale lembrar que, independente de optar por água ou isotônicos, é preciso ingerir líquidos durante os exercícios, não apenas depois. Dessa forma você mantém o corpo sempre bem hidratado e evita os problemas causados pela falta de água no organismo.

Se você preferir, os sucos de frutas também são uma ótima alternativa para repor os líquidos de forma nutritiva – experimente tomar um refrescante suco de melancia, por exemplo.

Os benefícios da melancia

Com o fim do inverno a aproximação do verão, o clima fica cada vez mais quente e é muito importante manter o organismo hidratado. A melancia é uma opção refrescante, nutritiva e econômica para hidratar o corpo naturalmente.

A polpa da fruta contém alta concentração de água e garante uma boa hidratação para o organismo, mas os benefícios não param por aí. A melancia ainda é rica em licopeno – a substância que confere a cor vermelha da fruta e ajuda a prevenir o câncer de próstata.

Além de ser conhecido por combater o câncer, o licopeno também age como antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento das células. A vitamina A também é encontrada na fruta, beneficiando a saúde dos olhos e também do pulmão, pois estimula a regeneração dos alvéolos pulmonares.

Se você já está convencido sobre as qualidades da melancia, saiba que os benefícios não param por aí. A fruta também contém ferro e ajuda a combater a anemia, principalmente em crianças e gestantes. E se você está preocupada com as calorias do alimento, fique sabendo que melancia é muito leve e você pode comer sem medo de quebrar a dieta.

Procure comer uma fatia da fruta diariamente para nutrir o organismo e, se preferir, bata a polpa no liquidificar para fazer um delicioso suco.

Alimentos antioxidantes para uma pele jovem

O segredo para uma boa aparência está em seu estômago. Confira 5 opões de alimentos antioxidantes para uma pele jovem.

Porque não retardar alguns anos de sua aparência? Basta dar preferências para algumas classes de alimentos que possuem propriedades capazes de manter sua pele jovem, e que possa ser encontrado em qualquer mercado.

Em suas refeições coma alimentos que combatem os radicais livres, regularizam o pH tornando sua pele mais lisa e que os protejam de raios UV. Se não sabe o que são radicais livres leia: Radicais Livres

alimentos

Segue abaixo a lista sobre os principais alimentos antioxidantes.

  1. Batata – Doce
    Batatas –doces contém Betacaroteno, antioxidante responsável por equilibrar o pH de sua pele e combatendo a secura. Assim renovando as células, tornando sua pele mais lisa. Outras fontes de betacaroteno são damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão e manga, quase todos com aparência alaranjada.
  2. Tomate
    Tomates contém licopeno, um antioxidante responsável por ajudar a reparar os danos causados pelos radicais livres e protegendo dos danos causados pelo sol, como o protetor solar, mas de dentro para fora. Outras fontes de licopeno são melancia e goiaba, quase todos com aparência avermelhada.
  3. Frutas Cítricas
    Frutas cítricas contém vitamina C, a vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória ajudando a combater a acne ( espinha ). Vitamina C e essencial na reconstrução de colágenos, substância essencial para uma pele jovem, que começa a quebrar aos seus 20 anos.
  4. Verdura verde escura
    Salada verde escura contém Luteína, substancia com ação antioxidante responsável por proteger a pele contra inflamações e rugas induzidas pelo sol, além de poder melhorar ou prevenir a degeneração ocular. Fontes de luteína são espinafre, couve-flor e ervilha e alguns frutos como laranja, mamão, pêssego e kiwi além da gema do ovo.
  5. Vinho tinto
    Sementes de uva contém resveratrol, poderoso antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento. Ratos em laboratório, que receberam uma dieta hiper-calórica, viveram 20% a mais comparados com os demais ratos que não ingeriram o resveratrol. Segundo Wikipédia.