Pular para o conteúdo

9 maneiras de melhorar sua saúde mental hoje

A saúde mental é muito mais que um diagnóstico. É o seu bem-estar psicológico geral - a maneira como você se sente em relação a si e aos outros, bem como a sua capacidade de gerenciar seus sentimentos e lidar com as dificuldades cotidianas. E embora cuidar da sua saúde mental possa significar buscar apoio e tratamento profissional, isso também significa tomar medidas para melhorar sua saúde emocional por conta própria. Fazer essas mudanças valerá a pena em todos os aspectos da sua vida. Ele pode melhorar seu humor, criar resiliência e aumentar sua diversão geral:

  1. Diga algo positivo. 

    Pesquisas mostram que o modo como você pensa sobre si mesmo pode ter um efeito poderoso sobre como se sente . Quando percebemos negativamente nosso eu e nossa vida, podemos acabar vendo as experiências de uma maneira que confirma essa noção. Em vez disso, pratique usando palavras que promovam sentimentos de valor próprio e poder pessoal. Por exemplo, em vez de dizer: "Eu sou um perdedor. Não vou conseguir o emprego porque me afastei na entrevista", tente ", não fui tão bem na entrevista quanto gostaria, mas isso não significa que não vou conseguir o emprego ".

  2. Anote algo pelo qual você é grato. 

    A gratidão tem sido claramente associada à melhoria do bem-estar e da saúde mental, além da felicidade . O método mais pesquisado para aumentar os sentimentos de gratidão é manter um diário de gratidão ou escrever uma lista diária de gratidão. Em geral, contemplar a gratidão também é eficaz, mas você precisa praticar regularmente para obter benefícios a longo prazo. Encontre algo para agradecer, deixe-o encher seu coração e desfrute desse sentimento.

  3. Concentre-se no momento

    Estar atento ao momento presente nos permite deixar de lado emoções negativas ou difíceis de experiências passadas que nos pesam. Comece conscientizando as atividades rotineiras, como tomar banho, almoçar ou voltar para casa. Prestar atenção às sensações físicas, sons, cheiros ou gostos dessas experiências ajuda você a se concentrar. Quando sua mente divagar, traga-a de volta ao que está fazendo.

  4. Exercício. 

    Seu corpo libera endorfinas que aliviam o estresse e estimulam o humor antes e depois do treino, e é por isso que o exercício é um poderoso antídoto para o estresse, a ansiedade e a depressão. Procure maneiras pequenas de adicionar atividades ao seu dia, como subir as escadas em vez do elevador ou fazer uma curta caminhada. Para obter o máximo benefício, mencione pelo menos 30 minutos de exercício diariamente e tente fazê-lo ao ar livre. A exposição à luz solar ajuda seu corpo a produzir vitamina D, o que aumenta seu nível de serotonina no cérebro. Além disso, o tempo na natureza é um redutor de estresse comprovado.

  5. Coma uma boa refeição. 

    O que você come nutre todo o corpo, incluindo o cérebro. Os carboidratos (em quantidades moderadas) aumentam a serotonina, um produto químico que demonstrou ter um efeito calmante no humor. Alimentos ricos em proteínas aumentam a noradrenalina, dopamina e tirosina, que ajudam a mantê-lo alerta. E vegetais e frutas são carregados com nutrientes que alimentam todas as células do corpo, incluindo aquelas que afetam os produtos químicos do cérebro que regulam o humor. Inclua alimentos com ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (encontrados em peixes, nozes e sementes de linhaça). Pesquisas mostram que esses nutrientes podem melhorar o humor e restaurar a integridade estrutural das células cerebrais necessárias para a função cognitiva.

  6. Abra para alguém.

    Saber que você é valorizado pelos outros é importante para ajudá-lo a pensar de maneira mais positiva. Além disso, ser mais confiante pode aumentar seu bem-estar emocional, porque, à medida que você melhora os aspectos positivos de outras pessoas, você pode usar abordagem de um coaching que pode ajudar nesse processo. 

  7. Faça algo por outra pessoa. 

    Pesquisas mostram que ser útil aos outros tem um efeito benéfico sobre como você se sente sobre si mesmo. Ser prestativo e gentil - e valorizado pelo que você faz - é uma ótima maneira de criar auto-estima. O significado que você encontra ao ajudar os outros irá enriquecer e expandir sua vida.

  8. Dar um tempo. 

    Nos momentos em que tudo parece demais, afaste-se e faça qualquer coisa, menos o que estiver estressando você até você se sentir um pouco melhor. Às vezes, a melhor coisa a fazer é um simples exercício de respiração: feche os olhos e respire fundo 10 vezes. Para cada um, conte até quatro enquanto inspira, segure-o até quatro e depois expire por mais quatro. Isso faz maravilhas quase imediatamente.

  9. Vá para a cama a tempo. 

    Um grande corpo de pesquisa mostrou que a privação do sono tem um efeito negativo significativo no seu humor. Tente ir para a cama regularmente todos os dias e pratique bons hábitos para dormir melhor. Isso inclui desligar as telas por pelo menos uma hora antes de dormir, usar a cama apenas para atividades de sono ou relaxamento e restringir as bebidas com cafeína pela manhã.

Começa hoje. Você tem o poder de tomar medidas positivas agora mesmo para melhorar sua resiliência e saúde emocional. Não espere até que você esteja em crise para tornar sua saúde mental uma prioridade. Além disso, é mais fácil formar novos hábitos quando você se sente forte. Você pode implementar esses hábitos quando mais precisar deles. Escolha algo neste artigo que tenha repercussão com você e tente. Em seguida, tente outra coisa. A criação lenta de rotinas, hábitos e padrões regulares ajudará você a se sentir melhor através de mudanças graduais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *