Como Implementar uma Estratégia de Marketing de Performance?

Em nosso post anterior, falamos sobre a importância do marketing de performance e as vantagens que ele traz na hora de medir resultados e determinar o sucesso ou fracasso de suas campanhas. Se você ainda não conhece marketing de performance, recomendamos procurar uma agência de performance.

Agora é sua vez de implementar sua estratégia de marketing de performance!

marketing de performance!

Para implementar sua própria estratégia, é essencial que você saiba quais são as métricas ou indicadores de KPIs para poder medir os resultados que você obteve em sua página da web: cliques, impressões, leads e vendas.

Os principais indicadores KPIs são:

Cost Per Click (CPC) : Trata-se de uma forma de pagamento de anúncios pagos, em que por uma quantidade de cliques realizados, é feito o pagamento. Ou seja, o anunciante paga pelos visitantes que acessam o site onde foi feito o anúncio para seu site.

Custo por mil impressões (CPM ): o modelo de pagamento mais comum e fácil de usar, o CPM é um cálculo do preço que um profissional de marketing paga a cada 1.000 impressões. Em vez de pagar para alguém clicar em um anúncio, o anunciante paga cada vez que o anúncio é exibido para alguém em seu público-alvo. Esse método pode ser útil quando o objetivo da campanha é aumentar o conhecimento da marca ou do produto.

Cost Per Acquisition (CPA) ou Cost Per Lead (CPL): É o custo de publicidade que se paga por cada prospect ou lead obtido. Saiba que um usuário se torna um potencial lead quando deixa seus dados pessoais para receber uma oferta ou ceder seu conteúdo.

Cost Per Sale (CPV) ou Cost Per Sale (CPS) : É o modelo em que o anunciante paga uma quantia fixa de dinheiro cada vez que uma venda de seu produto ou serviço é realizada. Este método é comumente visto em e-commerce.

Indicadores de KPIs em um funil de vendas.

Agora que você já conhece as métricas dentro do Marketing de Performance, veremos como implementar essa estratégia dentro das suas campanhas. Para garantir os melhores resultados deve seguir as seguintes recomendações:

1.-  Definir objetivos claros e práticos.

Para fazer isso, você precisará começar com uma meta clara e alcançável. O que exatamente você deseja que cada campanha alcance? Ou seja, quer tráfego para o seu site ou vendas para a sua loja online? Você prefere pagar para atingir mais pessoas ou apenas um determinado número de pessoas interessadas em seu produto?

Para mantê-lo limpo e alcançável, tente definir uma ou duas metas por campanha.

2.-  Selecione uma boa página de destino e oferta.

Quando se trata de marketing de desempenho, uma página de destino ruim pode desencorajar a conversão dos visitantes e uma oferta ruim pode impedi-los de clicar.

Pense e teste toda a experiência do usuário ao acessar seu site através de diferentes dispositivos. Sempre tente revisar os links e ofertas disponíveis, mantenha seu conteúdo atualizado e atualize as páginas de destino com baixo desempenho.

3.-  Testar e otimizar os KPIs que geram receita.

Sabemos que testar e medir são essenciais para que uma boa estratégia de marketing funcione.

Para executar um marketing de boa performance, teste diferentes técnicas, estratégias para otimizar conversões, taxas de cliques e tráfego, fazendo testes A/B para obter uma resposta mais clara sobre o que funciona e o que não funciona.

4.- Escolha suas fontes de tráfego da web.

Certificar-se de que seu tráfego na web vem de fontes e locais confiáveis ​​é extremamente importante no marketing de desempenho.

Lembre-se de que fontes menos confiáveis ​​fazem com que os consumidores pensem duas vezes antes de confiar em sua marca.

5.- Rastreie  e monitore constantemente.

Identifique de onde vêm seus usuários, em que dispositivo eles navegam, quanto tempo eles passam em seu site ou até mesmo quais são as seções mais visitadas. Esta informação lhe dará uma ideia melhor do que funciona e do que não funciona.

Não se esqueça que medir lucros e perdas é tão importante quanto determinar o sucesso ou fracasso de suas campanhas de marketing de performance.

Sem a análise do seu trabalho e os ajustes para otimizar suas campanhas, suas vendas não crescerão.

O marketing de performance está bem definido na teoria, mas qual a melhor forma de colocá-lo em prática?

Leia aqui também : O QUE É MARKETING DE PERFORMANCE? POR QUE VOCÊ DEVERIA SE IMPORTAR?

Vejamos um exemplo de estratégia de marketing de performance

A loja de ferragens “Gabo” tem como objetivo atrair um maior número de compradores para sua loja online, por isso decide investir $ 20.000 MXN de acordo com esse objetivo.

Inicialmente, para atrair clientes para seu site, a empresa desenvolveu uma seção de promoções que seriam exclusivas de sua loja online. Mais tarde, colocou em oferta uma série de produtos que estavam entre seus best-sellers. Paralelamente, foi gerada uma série de conteúdos informativos que seriam publicados semanalmente ao longo da campanha.

Terminada a campanha, foram obtidos 27.000 cliques no total.

Para saber o custo por clique (CPC), o investimento foi dividido pelos cliques gerados.

CPC  = investimento/cliques

Se o investimento for $ 20.000 e 27.000 cliques foram feitos, o CPC seria calculado da seguinte forma:

CPC= 20,000/ 27,000 = 0.74

Assim, para cada clique que os usuários deram, a empresa investiu $ 0,74 MXN.

Cada clique gerado representa um usuário que navega para o interior da página. Do volume total desse tráfego, 10% assinam o conteúdo semanal da página.

Das pessoas que clicaram, apenas 2.700 pessoas forneceram seus dados no momento da inscrição.

Para saber o custo por aquisição (CPA) ou custo por lead (CPL), dividiu-se o investimento pelo número de conversões.

CPA  = investimento/ n. de conversões.

Nesse caso, foram feitas 2.700 conversões com um investimento total de $ 20.000.

CPA = 20.000/ 2.700= 7,40

Para cada lead ou aquisição, a empresa pagou $ 7,40 MXN

Por fim, dos leads gerados, 48,14% efetuaram a compra de algum produto.

1.300 pessoas fizeram uma compra média de US$ 1.500.

Para descobrir qual é o custo por venda (CPV) ou custo por venda (CPS), o custo total foi dividido pelo número de vendas.

CPS = costo total / núm de ventas

CPS = 20.000/ 1.300 = 15,384

Nesse caso, para cada cliente obtido, eles investiram $ 15.384 MXN.

Depois de analisar esses dados, a loja de ferragens “Gabo” decidiu determinar seu retorno sobre o investimento (ROI).

Sua fórmula é a seguinte:

ROI = [(receita – custos) / custos] x 100

Portanto, se cada cliente fizer uma compra de $ 1.500, calcularemos da seguinte maneira:

Ingresos= 1,300 compras x $1,500 = $1,950,000 MXN

ROI = [(1.950.000 – 20.000)/20.000] x 100

ROI = (1.930.000/20.000) x 100

ROI = 96,5 x 100 = 9.650,00%

O ROI neste caso é de 9.650%, o que significa que a empresa gerou 96,5 vezes o investimento realizado.

Incrível, certo?

Ao longo deste processo é importante que os canais selecionados correspondam sempre aos objetivos, ao orçamento e, não menos importante, ao público-alvo. Ao final de cada campanha de marketing de performance, deve ser realizada uma análise e avaliação criteriosa dos canais de marketing utilizados e dos resultados da campanha. Dessa forma, você pode ter uma ideia mais precisa do orçamento com o qual pode obter bons resultados.

Sem dúvida, o marketing de performance é uma estratégia de publicidade online que ano após ano vem deixando uma marca cada vez mais importante no mundo do marketing digital. Que tal você experimentar?

Se precisar de ajuda para criar suas campanhas de Marketing de Performance, entre em contato conosco e um de nossos consultores terá prazer em ajudá-lo a implementá-lo.

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